Whatsapp e seus 5 segredos produtivos

O Whatsapp é uma loucura em quesito produtividade, né mesmo? Ele apita o dia todo, tira nossa concentração, as pessoas acham que estamos ali o tempo todo e precisamos responder, fora as mensagens de vídeo, fotos e códigos, digo, emoticons. É bastante claro que o Whatsapp te toma uma atenção danada, mas podemos ter algumas atitudes e configurações que nos dê uma mãozinha no processo.

1. As fotos e a festa do caqui

E aí você abre o seu aplicativo de fotos e está lotado de memes, imagens com florzinha, paisagens com mensagens bonitas em cima, toda aquela farra parecendo carnaval na Bahia. Sabe o que é? O Whatsapp gracinha salva automaticamente tudo o que você recebe. Depois a gente não sabe porque falta espaço no smartphone.

Para a mágica acontecer, vá em Configurações > Chats > Salvar mídia recebida e desabilite essa senhorinha.

image

Configurações > Chats > Desabilitar auto-save

Se quiser salvar as mídias que recebe, pode fazer manualmente quando receber. Assim você escolhe o que fica ou não. Afinal vamos ter 2 seg pra baixar o que queremos, mas não vamos achar 15 min para limpar os arquivos indesejados do celular e só vamos procrastinar. :(

Você também pode ter exceções. Por exemplo, você deixou todas as imagens para não serem salvas automaticamente, mas de uma única pessoa gostaria de manter no automático: basta entrar no chat dessa pessoa, clicar no nome dela lá em cima, procurar a opção Salvar mídia recebida (que estará como “padrão”) e alterar para sempre ou nunca.

2. Whatsapp comendo toda a franquia da internet

Franquia é ouro aqui no Brasil. Se você não tem um ultra plano de dados ou mesmo que tenha não sabe o motivo de nunca sobrar, você pode configurar o Whatsapp para ele não sair comendo toooda a sua franquia.

Corre lá em Configurações > Uso de dados, lá você tem uma área só de Auto-download de mídias e é exatamente ali que mora o segredo. Entre em cada uma das mídias (imagem, audio, vídeo e documentos) e defina para Wi-Fi.

image

Configurações > Uso de dados > Selecione a mídia > Defina Wi-Fi

Dessa maneira você diz pro Whatsapp que downlados automáticos são só via Wi-Fi e quando você estiver no 3G/4G você quem vai escolher se faz o download ou não. Veja, isso não quer dizer que não vai receber a mensagem; quer dizer que quando alguém te enviar uma mídia, irá receber o aviso e deve clicar para a mídia começar a fazer o download.

3. Porque o status é meu e eu faço o que eu quiser

Quer me ver doida é dizer: mas se você tá com o celular pode responder o Whatsapp. Não, nem sempre eu posso. Acredito que nem sempre você possa também. E não me venha com o lido-respondido, porque às vezes vimos mesmo e não podemos responder. Então pegue o mantra pra você: o status é meu e eu faço o que eu quiser.

Se você for em Configurações > Privacidade, vai ver que tem as opções Última vez visto, Foto do perfil e Status. Entrando em cada uma dessas opções você pode escolher entre todo mundo, meus contatos e ninguém.

image

Configurações > Privacidade > Selecione uma opção > Defina quem pode ver

Veja que também pode tirar os ticks de recebido, lido e etc. Mas é aquela coisa, as pessoas não vão ver o seu e você também não vai ver o das outras pessoas. Escolha o que achar mais interessante.

4. Fica quieto aí!

Uma das funções que mais gosto do Whastapp é o mudo. Eu fico toda perdida com aqueles trocentos grupos, sendo que uns nem podemos sair (alô grupo da família!). Optei por silenciar todos e vou verificando as mensagens conforme posso.

Para silenciar arraste a mensagem para a esquerda, clique em mais e depois em mudo, aí basta escolher o tempo que esse chat deve permanecer mudo – 8h, 1 semana ou 1 ano.

Não sei você, mas eu não consigo focar no trabalho com o Whatsapp apitando loucamente do meu lado. Não é uma questão de frescura, mas sim de limites, ainda mais para quem trabalha de casa.

5. Whatsapp e os seus hábitos

Sei que muita gente tem coceira de ver o número de notificações crescendo e os apitos do Whatsapp. Não queremos perder as informações e queremos tudo pra já. Eu entendo. Mas se não deixarmos ele lá no canto enquanto trabalhamos, não vamos conseguir trabalhar de verdade.

Tente mudar o hábito de conferir o celular a cada notificação. Avise o seu horário de trabalho para as pessoas que tem contato constante. Deixe o celular no silencioso ou tire as notificações de todos os aplicativos. Também mantenha o celular com o visor pra baixo, de forma que você não perca o foco a cada mensagem que aparecer.

Acredite, sem distrações você pode focar toda sua energia no seu trabalho e terminar ele com mais qualidade e menos tempo.

✓ publicado em 29 de junho de 2016 por Bruna Diniz