Projeção Financeira Anual: o ingrediente secreto do seu dinheiro

Ah, o fim do ano! A gente gasta tudo o que pode e o que não pode, porque afinal é natal e aquela coisa natalina bate e queremos presentear quem gostamos. Ter uma roupa nova pro ano novo e ver os fogos. É, eu gosto de dezembro (seu lindo! ). Mas sabe o que é importante fazermos nesse mês? Nosso planejamento financeiro para o próximo ano. E é pra isso que trouxe a projeção financeira anual, para você começar 2016 em ordem. :)

Projeção financeira anual? É de comer?

Quanto falo de projeção financeira anual, não estou me referindo ao seu acompanhamento financeiro mensal, onde você lista tudo o que você gasta – o quêêê???? Você ainda não tem? Se não tiver, me conta nos comentários para eu preparar um post sobre isso pra você! :D – Me refiro ao planejamento anual mesmo. É onde você vai estimar quanto vai ganhar, quanto vai gastar, quanto vai guardar, quanto vai sobrar e quanto vai pra cada coisa.

Projeção pra quê, afinal?

Acho importante ter um desses se você tem metas e objetivos. Você fica com o pé no chão e coloca na balança toda vez que vê aquele batom novo, ou aquele show que vai ter na sua cidade ou, para os que querem economizar mais, até o cafezinho extra.

Com uma projeção anual você pode se planejar e ver em que mês você pode ou não gastar sem afetar suas metas e objetivos. Você pode – e deve – considerar eventos que acontecem durante o ano, como por exemplo os presentes dos três sobrinhos que fazem aniversário em maio. Festas como dia das mães, dia dos pais e natal também podem ser previstas, assim como o IPVA, que não é uma festa, mas bate na porta todo início de ano.

Porcentagem do seu dinheirinho

Um outro ponto interessante sobre a projeção financeira anual é você saber quanto você ganhou durante o ano todo, quanto você gastou durante o ano todo e quantos por cento cada área da sua vida consome da sua receita. O que eu quero dizer com isso? Me diga, você sabe quantos por cento do seu salário vai para as despesas da sua casa? Pois é, sabemos que gastamos R$100 com a companhia de energia elétrica, R$100 de água, mas não sabemos que juntando todos os gatos podemos ter 50% do nosso salário indo apenas para manter a casa.

Economizando aqui e ali

Não vou falar de crise, mas convenhamos que tudo está muito, muito caro. A projeção financeira anual também pode te ajudar a visualizar o todo e ver onde você pode economizar. Sabe aquela HBO que você nunca assiste? Talvez você possa cancelar e economizar uns trocados e com a projeção financeira anual você vê que esses trocados podem ser um bom dinheiro no fim do ano.

Planilha de projeção financeira anual

Eu sei, você está se preparando para seu merecido recesso e quer pensar em planilhas só no ano que vem. Tudo o que você quer agora é uma boa sombra e água fresca, né? Ok, vou facilitar pra você. :D

Preparei uma planilha de projeção financeira anual supimpa pra você. Nela eu considerei informações básicas com valores aleatórios, como condomínio, internet, celular, gasto com animais de estimação, mas também adicionei um campo para o planejamento dos finais de semana, para imprevistos e investimentos – é interessante deixar esse campos previamente preenchidos conforme seus objetivos, assim você se policia para gastar apenas o planejado e não tem surpresa no final do mês.

A planilha está em dois formatos:

  • Google Drive – ao acessar você precisa ir em Arquivo > Fazer uma cópia
  • Excel – ao acessar você precisar clicar no botão de download

Mantendo a vida atualizada

É importante manter a planilha atualizada para que ela possa refletir sua realidade e não prejudicar seus objetivos. Você pode, inclusive, acrescentar abas na mesma planilha para refletir sua vida financeira mensal, de forma que uma aba alimente a outra. Por exemplo, criar uma nova aba com o nome do seu cartão de crédito e lá listar todos os gastos, assim a aba principal da projeção pode ser alimentada com o total da aba do seu cartão de crédito.

Eu acredito que uma projeção financeira anual pode ajudar a visualizar suas finanças de uma outra maneira e alcançar seus objetivos. Mesmo que não seja com a planilha que disponibilizei, se planeje de uma forma anual para conseguir visualizar o todo da sua realidade.

🖤 Eelemento utilizado na imagem destaque é do Flaticon. :)

✓ publicado em 18 de dezembro de 2015 por Bruna Diniz