Procrastinação x Desorganização

O termo procrastinação caiu na boca do povo e tudo que vejo são pessoas comentando que são procrastinadoras. Será que são mesmo? Será que só porque você não consegue terminar sua lista de tarefas no final do dia você é um procrastinador?

Procrastinação

Procastinadores tendem a deixar tudo para depois, mas nem todo mundo que deixa para depois é um procrastinador. John Perry explica bem como é o dia a dia de um procrastinador em seu livro a Arte da Procrastinação. São pessoas que realmente não conseguem desenvolver atividades que devem resolver e acabam se enrolando com prazos e prejudicando equipes. John também comenta da técnica que nomeou de procrastinação estruturada, que é quando você faz outras tarefas que já foram adiadas enquanto procrastina uma nova tarefa.

procrastinação: ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga

Até aqui você ainda pode estar certo de que é um procrastinador. Mas será que você não está simplesmente desorganizado? Pessoas normalmente resolvedoras, daquelas que levanta e faz agora, comentam comigo que são procrastinadoras porque sempre deixam atividades sobrando em suas listas de tarefas. Aí eu fico pensando: será que é mesmo procrastinação?

Desorganização

Se você tem mais tarefas do que devia, se você diz mais não do que sim para tarefas e atividades que não são suas, se você assume problemas que não deveriam ser seus ou se você não tem uma agenda, talvez o seu problema seja desorganização e falta de planejamento.

Pense comigo: se você tem mais tarefas do que comporta suas horas de trabalho, sempre sobrará tarefas de hoje para amanhã. Aí eu te pergunto: você procrastinou essa tarefa ou não estimou e planejou corretamente suas horas do dia?

Procrastinação é um termo pesado para sairmos usando por aí. Se colocarmos o termo na nossa vida, podemos acabar usando ele como uma desculpa e até se sentir mal por ser um procrastinador, quando na verdade só falta um tiquinho de organização e produtividade. :)

🖤 Elemento utilizado na imagem destaque é do Flaticon. :)

✓ publicado em 25 de julho de 2016 por Bruna Diniz