Por que esperamos a chegada da sexta-feira?

É, segunda-feira foi feriado. Um dia útil a menos na semana. Um dia a menos para a chegada da sexta-feira. Ah, a tão esperada sexta-feira! Afinal, por que esperamos tanto a chegada da sexta-feira? Antes de me responder que precisa do seu merecido descanso, quero compartilhar algumas reflexões com você.

Eu também tive pontos altos e baixos em dias de trabalho, independente da empresa que estava, mesmo sendo workalover e sempre estar em busca de realizar atividades profissionais que façam sentido para mim. Eu consigo me lembrar de várias semanas em que eu não ansiava pela sexta-feira, por estar realizando tanta coisa bacana no meu trabalho. Mas também consigo me lembrar de épocas em que a segunda, a terça, a quarta, a quinta e a sexta eram ruins e tudo o que eu queria às 9h da segunda era que chegasse às 18h da sexta.

Acredito que seu trabalho, seja home office, seja mobile office, seja no escritório, seja onde e o que for, deve ser aquilo que gostamos de fazer, que nos dá prazer em levantar cedo em uma segunda-feira chuvosa, que nos sentimos realizados quando vemos o resultado.

Gostar do que faz trás toda a diferença para a nossa semana. Pare para pensar: se você trabalha no mínimo 40h por semana, sem contar o trânsito e horas extras, você passa a maior parte da sua semana no seu trabalho. Muito óbvio, não é? Mas se todos sabemos que a maior parte da nossa semana está no trabalho, por que fazer algo que não gostamos ou não nos deixa realizado?

Veja, não estou dizendo para ir pedir demissão ou jogar tudo pro alto, mas pensar em como são suas semanas e como você pode mudar. Às vezes só temos péssimos hábitos que transformam nosso trabalho, nossos dias e nossas semanas em uma coisa cansativa.

Os mantras das reclamações de segunda a sexta-feira

Um exemplo de péssimo hábito são as reclamações. Por que as pessoas reclamam da segunda-feira? Por que as pessoas reclamam que a sexta não chega logo? E por que repetir esse mantra durante a semana toda?

Quem faz o mantra da segunda-feira difícil começa a encarar a segunda-feira desde o final de domingo e essa coisa pesada fica sendo carregada até o final da segunda-feira. Mas por quê, afinal de contas? Você não vai ter que trabalhar segunda de qualquer jeito? Você não vai ter que trabalhar na terça, assim como trabalhou na segunda? Então por que fazer da segunda um peso?

Quem faz o mantra da sexta-feira chega logo sofre mais, porque fica desde segunda focando que quer descansar, que ainda é terça, que ainda não são nem 11h da quarta e assim por diante. Mas de novo, por quê? Esse mantra faz a sexta-feira chegar mais rápido ou só faz você ter uma semana mais pesada?

Resolução dos mantras das reclamações

Na minha opinião, quem repete esses mantras pesados só pode estar em uma das duas situações:

  1. Você não gosta do que faz em seu trabalho ou da empresa onde está.
  2. Você reclama como todo o resto das pessoas e nem sabe por que deseja tanto a sexta, já que vai ficar no sofá e seu trabalho nem é tão ruim assim.

Se sua opção for a 1, faça um favor para você: se planeje para trocar de empresa ou área. Não vale a pena viver para trabalhar. Trabalhe para viver, para se realizar, para aprender. Assim fica muito mais leve e agradável. Afinal, você vive todos os dias, não só aos finais de semana.

Agora se sua opção for a 2, por favor, pare. Isso não faz bem pra você e nem pra quem está ao redor. Curta os momentos no seu trabalho, seja bom ou ruim. Tire uma lição de cada dia. Faça as horas que está lá valerem a pena para você, antes que você caia na opção 1.

Vou te dizer que quanto mais a gente reclama, mais difícil fica a situação e mais difícil fica parar de reclamar. Apenas pare. Sua semana pode ser muito melhor, sua segunda-feira mais leve, sua sexta-feira chegará, você irá descansar de verdade no final de semana e seu domingo não terá o peso de ter que esperar segunda.

A sexta-feira vai chegar de qualquer jeito, vai de você deixar sua semana mais leve para que a jornada não seja ruim. Eu posso te ajudar facilitando as atividades no seu dia, mas o mantra só você quem pode resolver. E quer saber mais? É você quem sai ganhando. :)

🖤 Elemento utilizado na imagem destaque é do Flaticon. :)

✓ publicado em 15 de outubro de 2015 por Bruna Diniz