O que é produtividade, afinal?

O que é produtividade para você? Hoje em dia as pessoas buscam a tal da produtividade e nem sabem o porquê querem tanto ela na sua vida. A produtividade tem relação com fazer mais em menos tempo, definição que acho muito rasa para algo tão amplo. Ela carrega consigo a otimização e boa utilização do tempo, a quantidade x qualidade do realizado. Ser uma máquina não te faz mais produtivo, mas se planejar para administrar melhor o seu tempo, sim.

Produtividade e o todo

A produtividade não é algo que possa ser isolada pra um tópico único. Ninguém sai dizendo por aí que é produtivo em uma tarefa e no resto não. Produtividade é o todo: é o seu dia, é o seu tempo. Não adianta você economizar 15min em uma atividade e gastar 30min a mais em outra porque não se planejou bem.

Use ao seu favor

Analise todo o seu dia, do começo ao fim. Em quais atividades, tarefas e hábitos você poderia ser mais produtivo?

  • Planeje sua agenda: utilize as janelas ociosas para as atividades que sempre ficam para depois, escolha os melhores horários para reuniões e fugir do trânsito, marque compromissos em locais próximos ao compromisso seguinte.
  • Tenha um lugar para cada coisa: mantenha as coisas sempre nos mesmos lugares para não esquecer onde deixou e não perder tempo buscando por elas. Um bom exemplo é manter a chave do carro e da casa no porta-chaves ao lado da porta de entrada.
  • Programe-se: ao invés de sair correndo toda manhã, deixe suas roupas e pertences juntos, a mesa do café posta e os alimentos juntos na geladeira, para que no dia seguinte seja mais fácil.
  • Hábitos: mude velhos hábitos que te prendam a atividades que consomem energia e tempo desnecessários, como manter o bilhete de ônibus com crédito para não precisar recarregar de última hora ou manter o dinheiro do estacionamento na carteira para não precisar correr até o caixa eletrônico e se atrasar.

Você e a produtividade

Otimize seu tempo, sim, utilize aplicativos que vão te dar uma mão, mude seus hábitos, use sua agenda e planeje sua rotina, mantenha seus projetos em cronogramas, mas também mantenha-se antenado. Não é porque uma atividade já está produtiva hoje, que daqui há alguns meses você não pode dar uma sacudida nela em busca de novas formas produtivas de realizar.

Produtividade não é algo que se implanta e esquece dela lá. Produtividade é algo constante e que abraça o todo. Cuide para que a produtividade instalada continue sendo produtiva para você, monitore e faça manutenções em seus processos. Mantenha-se em movimento e de mãos dadas com ela.

🖤 Elemento utilizado na imagem destaque é autoria de Madebyoliver e publicado pelo Flaticon. :)

✓ publicado em 27 de junho de 2016 por Bruna Diniz