Muitas abas no navegador? Pocket nele!

Quando travamos uma batalha contra a procrastinação e perda de foco, uma de nossas armas é a própria procrastinação. Parece contraditório, mas não é. Para não perdermos nosso foco acabamos deixando algumas atividades para depois, como ler matérias e notícias. E é aí que entra o Pocket.

Você tá na sua pausa, dando uma conferida nos sites que gosta e no Facebook – até mesmo quem evita a timeline do Facebook dá uma espiadinha de vez enquando – quando se depara com alguns artigos que gostaria de ler. Para não perder nenhum, você vai colecionando abas no navegador para ler antes do fim do expediente. No meio do dia tem umas trocentas janelas abertas pedindo por atenção e tirando o foco do seu trabalho. O que fazer com todas essas janelas? Fechar e perder o conteúdo? Jogar no limbo dos favoritos do navegador? Perder tempo enviando por email?

Pocket: coloque no bolso e veja só quando tiver um tempinho

O Pocket é uma mão na roda pra quem quer guardar tudo. É um aplicativo gratuito para você salvar notícias, matérias, artigos, imagens e qualquer coisa que tenha uma URL para poder ver depois. Viu uma matéria bacaninha no Facebook e quer ler depois? Pocket nele! Viu um artigo no Medium e tá sem tempo? Pocket nele! Viu um… Ah, você me entendeu, não é?

Você salva tudo e lê quando tiver um tempo. Quem sabe numa das pausas? No metrô? Antes de dormir? E até no banheiro, se você for desses que leva o smartphone pra lá.

Sua conta no Pocket

Para que você possa guardar tudo e acessar depois de qualquer plataforma, você vai precisa de uma conta. No Pocket tem a opção de fazer login com sua conta do Google ou do Firefox, mas você também pode criar uma conta com seu email.

Salvando no Pocket

Na versão desktop basta você instalar a extensão no seu navegador. Ele vai adicionar o ícone do Pocket na barra principal. Acessou um conteúdo bacana? Clica no ícone do Pocket. Pronto! Não precisa acessar o site deles, nem nada. Clica lá, salva, fecha a aba e bola pra frente.

Na versão mobile você precisa baixar o aplicativo e fazer o login. Vai aparecer uma tela de boas-vindas, na próxima tela ele vai te dizer para você habilitar o botão de compartilhamento (enable share extension). Esse botão vai te levar para um tutorial onde ensina como ativar e usar o botão de salvar artigos no seu mobile.

image

Acessando o que salvei no Pocket

Simples essa, hein? Preparado? É só acessar o site do Pocket e se logar. Tá tudo lá, lindo e maravilhoso. Usuários de Mac que preferem aplicativos podem baixar na Mac App Store. E para os mobiles, tem para iOS, Google Play, Windows, Kindle e Kobo.

Tags no Pocket

Aqui mora a organização da coisa. Se você sair salvando tudo, o Pocket vai salvar tudo. Vai ficar lá, tudo listadinho. E para achar depois? Pois é. Quando salvar algo ele vai te perguntar se quer adicionar uma ou mais tags, assim você pode separar por assuntos e depois filtrar os conteúdos para achar o que quer ler.

image

A tag é você quem escolhe. Para um exemplo rápido, se for salvar uma receita você pode adicionar a tag culinária, se for um artigo sobre layout para celulares você pode adicionar a tag design, se for uma notícia como “a anatel vai limitar a internet, entenda como isso vai funcionar” você pode adicionar as tags notícias, tecnologia e importante.

Lendo o Pocket

De nada adianta você fazer como eu: guardar tudo lá e esquecer. Separe um momento do seu dia ou semana para dar uma lida nos artigos que salvou. Caso contrário vai ser um arquivo de coisas que nunca vai ler. É um excelente aplicativo e uma ótima maneira de não ter trocentas abas no seu navegador, mas se você abandonar tudo lá, de que adianta? Em todo caso, aconselho que teste e veja se funciona.

✓ publicado em 25 de maio de 2016 por Bruna Diniz