Como encontrar o trabalho da sua vida

image

O mundo está mudando, as pessoas estão mudando, as situações estão mudando. Se você reparar, vai ver como as pessoas tem agido de forma diferente a problemas que sempre estiveram lá. E um desses problemas é o trabalho. Ultimamente ando bastante envolvida com pessoas que procuraram a maneira de como encontrar o trabalho da sua vida e aí percebo que até quem ainda não se deu conta disso, também está nessa busca sem nem saber.

É claro que a partir do momento que identificamos e aceitamos que queremos o trabalho de nossas vidas, o caminho para chegar lá fica mais claro. Hoje em dia tem diversos artigos e livros abordando esse tema. Tem pontos de vistas positivos, outros negativos, uns com métodos, outros contanto sua própria história. Um exemplo é a Arte da não conformidade, do Chris Giulebeau, que já tem uma resenha aqui no blog.

Dentre diversos os livros que tenho nesse tema, o Como encontrar o trabalho da sua vida, escrito por Roman Krznaric através do The School Of Life, é um dos que se destacam.

Não é um livro sobre métodos ou uma maneira única de chegar lá, afinal isso não existe. Roman conta que precisamos de um trabalho com sentido, que nos deixe em fluxo e nos proporcione liberdade. É um livro para te fazer pensar em qual tipo de trabalho você uniria seus valores, suas habilidades e suas paixões, de maneira que você não viva para trabalhar e sim trabalhe para poder aproveitar sua vida.

O legado atual é de que nos sentimos culpados se não estivermos com a cara enfiada no trabalho por longas jornadas diárias. – Roman Krznaric

Essa é uma das frases que me chama mais atenção. É uma cultura tão ruim, sem pé nem cabeça e comum – eu mesma já participei dela. É aquela sensação de não ser útil porque hoje o trabalho tava mais tranquilo ou de não ser útil porque sou autônomo e minha atividade me permite terminar a jornada de trabalho às 16h. Também é a sensação de só ser útil quando entramos às 8h e saímos às 20h, almoçamos na mesa de trabalho e não temos tempo nem pro cafézinho e ainda achamos bonito tudo isso.

Qualidade de vida e o trabalho da sua vida

O que é qualidade de vida para você? É realmente trabalhar 12h sufocantes por dia e não ter nem uma hora pra você? Se não, comece a ver que esse conceito já mudou. É possível unirmos o que temos de melhor, oferecer ao mundo, ter nossa própria rotina e ainda ganhar dinheiro com isso.

Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está sua vocação. – Aristótales

Defini o que era qualidade de vida para mim e optei por um trabalho que me proporcionasse isso. Um trabalho que faz sentido para mim, que eu ofereça os meus melhores talentos e que eu tenha liberdade. Estipulei que não podem faltar certas atividades – aquelas que me enchem de energia – e que outras não podem aparecer tanto na minha rotina – aquelas que drenam minha energia. E o livro Como encontrar o trabalho da sua vida fala bastante de tudo isso e te faz parar para pensar em detalhes que talvez não tivesse pensado antes.

Que tipo de liberdade você mais deseja para a sua vida profissional? – Roman Krznaric

✓ publicado em 14 de julho de 2016 por Bruna Diniz