LastPass, o fabuloso gerenciador de senhas

Não é novidade que vivemos em uma era totalmente digital. Não é novidade que fazemos quase tudo online – banco, compras, mercado, arquivo de documentos e tantas outras coisas. E espero que não seja novidade que a era digital não é tão segura assim.

Você já reparou que vários bancos informam que eles não solicitam sua senha do cartão por email ou telefone? E já se deu conta que vários sites pedem para usar senhas complexas com letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos (que chamamos de caracteres especiais)? Eu sei que muita gente deve reclamar dessas senhas, mas é muito, muito, muito importante que entenda que não é frescura e sim proteção. E quando falo de proteção não estou me referindo apenas daquele seu arqui-inimigo que quer descobrir sua senha do Facebook, mas também a invasões através de softwares em busca de dados. Pois é, existe ferramentas de invasão criadas para quebrar senhas de usuários em sistemas e sites por aí. Então sim, é preciso se proteger.

“Mas eu tenho uns trocentos cadastros pela internet a fora. Como vou ter trocentas senhas complexas, com números, letras, caracteres especiais e lembrar de cada uma?”

De fato, só se você tiver uma memória fotográfica (alguém aí?). E é aí que entram os gerenciadores de senhas.

LastPass, o fabuloso gerenciador de senhas

Eu adoro o LastPass. Ele guarda todos os seus usuários e senhas, seriais de softwares, notas e algumas informações pessoais. É um dos aplicativos que se você me perguntar se vale a pena, eu vou encher a boca pra dizer um belo sim. :)

image

Imagem: Divulgação LastPass.com

Senhas – criando e armazenando

O LastPass gera senhas aleatórias para cada cadastro, dando a opção de escolher quais e quantos caracteres devem conter na senha. Veja na imagem, eu gerei uma senha com 20 caracteres, contendo letras maiúsculas e minúsculas, com números e caracteres especiais e não quis uma senha pronunciável. Você pode combinar as informações conforme preferir ou precisar, já que alguns sites não aceitam senhas com caracteres especiais, outros só aceitam até 8 caracteres.

image

Fazendo login

Aqui mora um dos pontos chaves que me fazem amar o LastPass. São duas maneiras de efetuar o login em um site via computador:

  1. Acesse o site e clique no ícone do LastPass, ele vai te mostrar os usuários existente para o site, basta escolher e ele preenche os campos de usuário e senha.
  2. Ou clique no ícone do LastPass na extensão do navegador, busque o que quer acessar e o LastPass vai abrir o site e efetuar o login automaticamente.

Já para o acesso mobile no iOS, é coisa mais linda ainda! Você acessa o site, clica para o sistema chamar o LastPass, ele te mostra os usuários disponíveis, você escolhe e ele volta para o navegador e efetua o login. Eu acredito que no Android deva ser algo bem parecido. :)

image

Imagem: Divulgação LastPass.com

Múltiplas plataformas

O LastPass tá em todo lugar. Tem extensões para Chrome, Firefox, Opera, Safari e Internet Explore (agora Edge), tem aplicativo na Apple Store, Google Play e Microsoft Store. Em algum desses você deve se encaixar, não é? :D

Proteção extra

O LastPass tem integração com sistemas de autenticações em duas etapas, como o Authenticator do Google. Tem um funcionamento bem simples: você faz o login no LastPass e ele vai pedir para você confirmar o código que está linkado no seu Authenticator do Google (aplicativo no celular), para garantir que é você mesmo que está acessando. Esse processo é apenas para login no LastPass e não nos sites. A partir do momento que você está autenticado no LastPass, ele entende que é você mesmo e libera o acesso a todas as senhas.

image

Free x Premium

A principal diferença entre a versão gratuita e paga é o acesso em diversas plataformas. Com a versão premium você pode ter o LastPass em desktops, mobiles e tabletes, diferente da versão gratuita que é em um único lugar.

O LastPass recentemente alterou os planos, tornando o acesso em mobile – a principal diferença entre Free e Premium – uma funcionalidade gratuita. Isso quer dizer que você pode ter acesso a sua conta gratuita através do computador e no celular também. A versão Premium continua tendo seus pontos fortes, mas dessa maneira o LastPass dá oportunidade a outros usuários. :)

A versão Premium custa $12 (doletas, viu?) por ano. Acho um valor razoável por um serviço anual. Mas nada te impede de criar uma conta gratuita e se sentir necessidade migrar para a Premium.

Bônus Premium

Ah, mas você quer mesmo saber como o LastPass Premium funciona, né? Tudo bem, é só você fazer seu cadastro através do meu link que você ganha um mês todinho da versão Premium para testar e se apaixonar. :)

Importante

Você só não pode esquecer sua senha do LastPass. Precisa ser uma senha difícil também, viu? É somente com essa senha que você acessa o seu vault (cofre) que contém todas as suas outras senhas. E se você preferir usar outro gerenciador de senhas, não saia usando qualquer um. Pesquise sobre o aplicativo e use um confiável e de boa reputação. Caso contrário você só está dando e bandeja todos os seus acessos.

✓ publicado em 11 de maio de 2016 por Bruna Diniz