Facebook e seus Interesses

Se você perguntar para os experientes de tempo, eles vão te dizer o quanto o Facebook tira o seu foco. E sejamos sinceros, você já deve estar cansado de ouvir isso e sabe o quanto ele toma o seu tempo. Acontece que proibir o Facebook é uma das maneiras de usarmos mais e mais.

Hábitos não podem ser proibidos se queremos mudar eles. Precisamos de caminhos alternativos que nos mostrem algo melhor que esse hábito a ponto de deixarmos ele para trás. Para quem gosta do assunto, tenho um post-resenha sobre hábitos e resoluções de vida.

Então não acredito que ao dizer que não vamos mais entrar no Facebook, isso de fato irá ocorrer. Pelo contrário, acredito que lá será o primeiro lugar que vai acessar na primeira oportunidade. O segredo é você moderar. E não me refiro a ficar 5 minutinhos, não – afinal sabemos que isso não funciona muito bem. O negócio é você tentar fazer o Facebook funcionar de uma maneira ao seu favor.

Faça o Facebook apresentar o que você quer ver

Quantas vezes você rolou e rolou a barra de rolagem e no fim percebeu que não viu nada de interessante? Comigo sempre acontece. Às vezes gostaria de ver conteúdos inspiradores, notícias bacanas, mas tudo o que vejo são pessoas reclamando da segunda e sexta-feira e gifs batidos.

E é aí que fazemos com que o Facebook mostre aquilo que queremos ver naquele momento, ao invés da sua timeline cheia de coisas que te distraem e não tem o que gostaria de ver.

O Facebook tem uma ferramenta chamada Interesses, que funciona como um filtro. Você pode criar listas de vários assuntos e adicionar páginas e pessoas. Eu, por exemplo, tenho uma lista Blogs, onde deixo todas as fanpages relacionadas a blogs que sigo. Assim quando quero ver as atualizações dos blogs e blogueiros que gosto, acesso essa página e tá tudo lá. Também tenho outra que chamo de Páginas, que deixo só as páginas que mais gosto.

Criando filtro de Interesses no Facebook

Vamos separar em alguns passos para ficar bem fácil pra você:

  1. O Interesses está bem no fim da barra lateral esquerda, ou você clica ali no link que vai dar na mesma. :)
  2. Clique no botão “+ Criar lista”.
  3. image
  4. Vai abrir uma nova área com opção para você escolher o que você quer adicionar na sua lista. Você pode escolher páginas (não vai esquecer de colocar a fanpage do Workaulait, hein? :D), pessoas que segue e amigos. Vai selecionando – só cuidado pra não colocar muita coisa a ponto desse filtro perder o sentido e ser só uma réplica da sua timeline.
  5. No próximo passo você vai escolher o título da sua lista e definir quem pode ver: todo mundo, os seus amigos ou só você.
  6. Feito isso, você volta na página de Interesses, passa o mouse no título da lista e vai aparecer uma engrenagem. Ali você define se a lista vai aparecer no seus favoritos, aquele item no menu lateral esquerdo que fica logo abaixo da sua foto – pra ficar bem fácil acesso. :)
  7. image

E tá pronto. Você pode criar várias listas e com diversos interesses. Dessa maneira você não precisa deixar de acessar o Facebook em seus intervalos de trabalho. Ele vai tirar um pouco o seu foco? Com certeza, mas ao invés de perder 1h, talvez perca uns 15min.

Se privar de fazer coisas que gosta nem sempre é um bom caminho. Se você acredita que tem informações úteis e que gosta de ver no Facebook, faça com que isso não te atrapalhe ao invés de simplesmente bloquear essa opção na sua vida.

✓ publicado em 14 de abril de 2016 por Bruna Diniz