Ekoa, um café compartilhado

image

O que dizer de um local onde você chega e pede um café compartilhado, que já está pago por alguém e ainda vem com bilhetinho, algo carinhoso como “tenha um ótimo dia”, dessa mesma pessoa? Esse é o Ekoa, que foi criado pensando em ser um espaço para nutrir relações. Além de ser uma cafeteria charmosa, localizada na Vila Madalena, com um cardápio muito apetitoso, o Ekoa preza pela relação das pessoas. Seja a sua com seu amigo, com as pessoas que estão ali no momento, com as colaboradoras pra lá de simpáticas ou para com o próximo, seja lá quem ele for.

Como funciona o café compartilhado

  • Você pode pagar um café compartilhado quando fecha sua conta e esse café vai para a lousa na parede, sempre juntando +1
  • Você pode ir no balcão e pedir para tomar um café, se tiver algum pago
  • Ou algum morador de rua pode entrar e pedir um café compartilhado. Olha que bacana, eles não precisam ficar implorando para ninguém dar um cafézinho, porque ali já tem um pago pra ele. O triste é que a maioria não sabe disso, então eles não entram para pedir. :(
image

O Ekoa não compartilha só café, mas livros também! Eles tem uma estante onde você pode deixar e pegar um livro. No fim, os títulos serão diferentes de tempos em tempos e você ainda pode achar alguém que procurava aquele livro que estava pegando pó na sua casa. Mas desapegue, de verdade, porque talvez você não descubra quem pegou seu livro.

Ambiente e tomadas

Pensado em relações, o Ekoa possui alguns ambientes bem aconchegantes. Você pode ficar ali na varanda, bem na entrada, ou no salão principal que tem um sofá e cadeiras, mas também pode ficar lá no fundo no sofá – ao estilo Friends de ser – e poltronas ou nas grandes mesas redondas. Todos os ambientes são bem iluminados e munidos de tomadas para sua bateria não te deixar na mão.

Wi-Fi

Ah, eu adoraria dizer qual é a senha deles, porque eu acho o máximo . É tão bacana quanto o conceito da cafeteria. Não fique curioso, corra lá e pergunte. :) Quanto a velocidade, ela é ideal. Você consegue fazer o que você precisa fazer sem passar perrengue. Mas é aquela coisa, se você deixar para fazer upload ou download em redes de cafeteria, não vai ser como na sua casa e nem será bacana para com os demais. Eu, particularmente, deixaria esses afazeres para home office.

Ah, as pessoas!

image

Ali parece que todo mundo é feliz e simpático. Vamos começar pelas colaboradoras? Senhoras simpatias. Fui super bem atendida, mesmo em uma sexta pós-feriado.

Na minha primeira visita, estava bem tranquilo. Como era pós-feriado, preferi voltar em outra sexta para tirar a prova. Realmente tinha muitas pessoas, mas não faltou lugar disponível. Não fica inabitável não, pode vir que tem bolo – o de cenoura é uma delícia, por sinal.

E o que tem no cardápio?

Tem muita coisa gostosa! Nas bebidas tem desde café clássico aos elaborados com nutella, sucos comuns aos detox. Para comer tem pratinhos quentes como escondidinho e os mais rápidos como lanche e salgados. Mas também tem açaí na tigela, tapiocas e sobremesas deliciosas. Fica de olho no cardápio porque eles indicam quais são os alimentos veganos, sem glúten, orgânicos e os que são novidades.

Chegando ali, na Vila Madalena

O Ekoa fica de frente com a Livraria da Vila, na Fradique Coutinho. Para quem vai de metrô é fácil, é só descer na estação Fradique da linha amarela do metrô e andar algumas quadras. Para quem vai de carro, muita calma nessa hora! A rua Fradique Coutinho é mão única, então não pare no primeiro estacionamento que você ver. Os valores vão diminuindo conforme você se aproxima do Ekoa. Pelo que reparei, o mais barato é o mais próximo do Ekoa ao seu lado esquerdo – o do lado direito é da Livraria da Vila, a primeira hora é mais barata, mas depois nem tanto. Esses estacionamentos também tem aquela tabela de preço fixo depois das 18h, que está por volta de R$10,00. E para quem tem bike, vem que eles são Bike Point pelo Ciclomídia!

Voltou uma vez, mas volta de novo?

Volto sim, senhor! Aquele bolo de cenoura com chocolate é divino! Delícias à parte, é um local tranquilo e que você pode ter uma experiência bacana, trabalhar tranquilamente, conhecer novas pessoas e se envolver nessa energia compartilhada. Vá lá, deixe um café compartilhado com uma mensagem sensacional e volte para me dizer se você gostou. Ou, se você já foi, conte nos comentários a sua experiência!

✓ publicado em 04 de agosto de 2015 por Bruna Diniz