Desktop: como organizar essa tela cheia de ícones

Como está o seu desktop (área de trabalho) agora? Com um belo wallpaper e alguns ícones ou você mal consegue ver seu wallpaper? O desktop é como se fosse nossa mesa virtual. É muito fácil se perder ali se estiver com uns trocentos ícones que você nem sabe o que é. Arrumar o desktop pode ser fácil, o difícil é manter.

Já vi pessoas que organizam o desktop em 1 minuto, mas é da pior maneira possível: cria uma pasta com a data atual, joga tudo lá dentro e coloca essa pasta em algum outro lugar. Se você faz isso, é melhor seguir as dicas e parar com esse hábito. Acredite: se você já não tem, em breve terá arquivos repetidos e inúmeras coisas que nem precisa, se é que um dia precisou.

Por que ter um desktop organizado?

Há pessoas que conseguem produzir em meio ao caos, eu não sou uma delas. Enquanto escrevo esse post há uma pilha de documentos na minha mesa e eles estão me incomodando horrores, mas eles precisam estar ali para eu terminar o que tem de ser feito – o que me incomoda ainda mais, porque não posso fazer exatamente agora. Por outro lado tem pessoas que lidam bem com as inúmeras pilhas de papéis ao seu redor e conseguem se achar perfeitamente. Eu gostaria muito de entender como, alguém aí?

image

Google Images

Ainda que os dois tipos de pessoas consigam se achar e trabalhar, é fato que um lugar ordenado facilita a localização de arquivos e economiza tempo quando for precisar deles. Há quem não goste de ir até o arquivo físico e procurar os documentos, mas esse não é um argumento válido no virtual, já que não vai precisar levantar a bunda da cadeira – e se vier com papo de que o HD tá no fundo da gaveta, vamos começar a guardar também os arquivos na nuvem. :)

Manter seus arquivos organizados faz com que você sempre saiba onde estão e não precise ficar enlouquecido procurando ícone a ícone no desktop, depois na pasta de backup-março, depois na pasta de backup-fevereiro e assim por diante – convenhamos que a busca não ajuda muito nesses casos, nunca encontrei algo que precisava e na hora que precisava através da busca do computador.

Como organizar o desktop

  • Tire 30min do seu tempo para organizar o desktop. Não adianta me falar que não tem 30min, encaixe aí entre uma tarefa e outra. Se fizer de uma única vez fica mais fácil, mais rápido e a chance de fazer de uma vez é maior.
  • Não tente fazer esquemas de organização ou fluxos mirabolantes agora. O objetivo é guardar cada coisa no seu lugar, não inventarmos lugares para elas.
  • Ordene os arquivos por tipo.
  • Identifique o arquivo e guarde no lugar certo. Também é aqui que você deve jogar fora arquivos que não irá mais usar ou que nunca usou.
  • Ícones de atalho para programas podem ser excluídos, pois todos os programas estão no seu computador. Delete todos os que você não usa. Se quiser ser ousado, delete todos e com o tempo adicione os que realmente usa. Para programas a busca funciona bem tanto no menu iniciar do Windows quanto no spotlight ou Alfred do Mac, o que possibilita não ter nenhum ícone no desktop, que é o meu caso.
image

Meu desktop atual :)

Como manter a ordem no desktop

Aqui entra o segredo da coisa. De nada adianta organizar tudo se você não manter.

  • Em primeiro lugar, defina o que você irá aceitar em seu desktop. Eu gosto de deixar arquivos e projetos que estou usando. Recentemente estava ajudando uma amiga com cartões de visitas, essa pasta ficou no meu desktop até terminarmos o projeto. Atualmente está a pasta Logo, pra um novo projeto que estou desenvolvendo – dá pra ver na foto acima. :)
  • Defina quando fazer a limpeza no desktop. Eu faço a limpeza todos os dias antes de desligar o computador. São poucos os arquivos que acumulamos diariamente, fica mais fácil de limpar.
  • Acrescente o hábito de salvar o arquivo direto no lugar correto. Essa é a mágica. Quando for salvar um arquivo, já salve na pasta onde ele deve estar e não no desktop ou downloads. Vai te ajudar quando precisar do arquivo, vai facilitar na limpeza e vai manter tudo ordenado.

Talvez manter o desktop em ordem seja uma arte, talvez não. Quem sabe só não te falta um pouquinho de prática e as pastas certas? Às vezes salvamos no desktop porque não temos onde colocar aquele arquivo, então deixamos ele lá jogado. Quando for salvar um arquivo, perca 15 segundos e selecione a pasta certa e, se não houver, crie a pasta no local mais adequado e já salve o arquivo lá. Mantenha a ordem para o seu desktop não te devorar. :)

Agora me diz como está o seu desktop. Tá bacana, aceitável ou um mar de ícones? Compartilha comigo uma print lá no Instagram. :)

🖤 Elemento utilizado na imagem destaque é do Flaticon. :)

✓ publicado em 28 de abril de 2016 por Bruna Diniz