Backup, você faz?

Vamos falar de coisa boa? Vamos falar de tektpix backup! Backup é o termo em inglês para cópia de segurança dos seus arquivos. Ter nossos arquivos somente em nosso computador não é seguro, já que é possível ele queimar, corromper, pegar vírus. Também não é muito seguro deixar nossos arquivos somente em um HD externo e manter ele plugado no computador, as chances de ele queimar durante o pluga/despluga constante são até maiores do que acontecer alguma coisa com o seu computador.

Dizem por aí que quem tem um único backup, não tem backup nenhum. O que isso quer dizer? Que se você deixar seu backup só no HD externo, talvez ele não funcione quando precisar. Já presenciei casos de um servidor estar espelhado em dois HDs e ainda assim queimar tudo (obrigada, Eletropaulo!). Então se você tem arquivos que são importantes para você, cuide deles.

Onde não fazer backup

Pendrive, CD, DVD. Seu backup está em uma dessas mídias? Então você não tem backup. Principalmente em CD e DVD que são mídias com prazo de validade curto, hoje funciona e amanhã quem sabe. Há um tempo atrás era um método comum, afinal era mais barato do que um HD confiável. Mas não é um backup pra vida toda, viu? Não espere encontrar as fotos de 1 ano do seu filho num CD daqui 10 anos – grandes chances de você perder a primeira festa dele. :(

Backup em HD externo

HD externo é uma boa opção, sim, mas não pode ser a única. Invista em um HD confiável, pesquise sobre marcas, veja os comentários em lojas online, confira artigos de especialistas no assunto, compre a versão original. Algumas marcas, como Seagate, possuem garantias caso queime o HD – vale ressaltar que a garantia é pro HD e não para os arquivos, ok?

Para os HDs externos, sempre use o ejetar dispositivo antes de desplugar ele do seu computador. Não importa qual o sistema operacional você use, ejete o HD antes de desplugar o cabo. O corte abrupto de corrente elétrica pode corromper arquivos que talvez esteja em transmissão, pode danificar o aparelho e, se você for azarado, queimar o HD.

Backup na nuvem

Já tá no HD? Bora colocar na nuvem também! Pense só: se o seu HD queimar e o computador pifar, você ainda tem a nuvem. Se a nuvem explodir (oi?) e seu computador não ligar, você tem o HD. Se a nuvem falir e o HD for esquecido no táxi, você ainda tem o computador. Visualizou que você tem seus arquivos em todos os casos?

Para backup na nuvem tem serviços como o Drive do Google, One Drive da Microsoft, iCloud da Apple, Dropbox – se quiser saber mais sobre esses serviços, descrevi valores, espaços e vantagens no post de armazenamento de arquivos para ter eles sempre à mão. Ainda tem serviços especializados em backup na nuvem como o Black Blaze para PC ou Mac.

Rotina de Backup

Marca no seu calendário, adiciona na sua lista de tarefas, coloca na porta da geladeira, mas não deixe de fazer o backup! Não adianta despender energia, tempo e dinheiro com inúmeros backups se não o fizer periodicamente. Faça a cada 15 dias ou um mês, dependendo da quantidade de atualizações que tem seus arquivos. Sistemas na nuvem podem ser automatizados, mas no HD só depende de você.

🖤 Elemento utilizado na imagem destaque é do Flaticon. :)

✓ publicado em 18 de maio de 2016 por Bruna Diniz