Backup de fotos com o Google Photos

Backup de fotos é o caos na vida de qualquer um. Ninguém quer perder aquela foto bacana, então bora salvar aquelas fotos em todos os dispositivos, mandar por email, colocar no Facebook, no Instagram e pronto. Aí na hora que precisa: cadê a foto? Recentemente muitas pessoas me procuraram com esse problema. Eu tenho um processo de armazenamento e backup que não gosto e prefiro não recomendar por ser trabalhoso, então aproveitei a oportunidade para encontrar um caminho mais simples, eficiente, multi-ambiente, na nuvem e que funcionasse para a maioria. Foi aí que tentei usar novamente ele, o Google Photos.

Como funciona esse tal de Google Photos

Não é porque eu adoro o Google, mas achei que é uma excelente solução para o problema. O Google Photos sincroniza as fotos do seu celular, tablet e computador em um único ambiente: a nuvem. Você pode ter espelhado nos seus dispositivos, sim, mas também pode liberar o espaço dos dispositivos e manter somente na nuvem – o que, pra mim, é um ponto crucial, afinal não faz sentido ter todas as milhões de fotos em todos os dispositivos e logo não ter espaço em nenhum deles, não é mesmo?

Tipos de armazenamento: qual escolher?

A vantagem do Google Photos é o armazenamento e é também maior a dúvida de quem tenta usar o aplicativo. O Google Photos tem dois tipos de armazenamento, o High Quality com armazenamento ilimitado e gratuito e o Original com armazenamento na sua conta do Google Drive. Veja a comparação dos dois:

  1. High Quality / Alta Qualidade
    1. Armazenamento gratuito e ilimitado
    2. Recomendado para smartphones ou câmeras compactas com até 16 megapixels (MP)
    3. Bom para impressão e compartilhamento
    4. Salva fotos e vídeos em alta qualidade com o tamanho reduzido
  2. Original
    1. Usa o armazenamento da sua conta do Google, independentemente do tamanho da foto ou do vídeo
    2. Recomendado caso você use uma câmera DSLR e queira manter a qualidade original das fotos
    3. Recomendado para impressão de banners grandes ou para armazenar arquivos originais
    4. Armazena fotos e vídeos exatamente como foram capturados

Ou seja, se você tem fotos menores que 16MP, o High Quality pode ser uma ótima opção para o seu backup. Se você usa uma câmera maior que 16MP ou precisa guardar o RAW, é melhor escolher a opção Original, mas nesse caso se atente ao espaço disponível da sua conta no Google – são 15GB gratuitos com opção de expansão, conto mais no post de armazenamento na nuvem.

Principais funções do Google Photos

Como qualquer gerenciador de fotos, o Google Photos também tem categorização de fotos por álbuns personalizados, assim você pode organizar da maneira que achar melhor. Além dos álbuns, o Google Photos oferece reconhecimento facial, identificação de lugares através da localização gravada nas informações da foto, categorização por coisas – como gatos, cachorros, selfies, flores e etc – e compartilhamento.

Para quem gosta de aplicativos que faz montagem de várias fotos em uma, gifs ou vídeos com as fotos, o Google Photos tem tudo isso embutido através da ferramenta Assistente – você inclusive pode configurar para o Assistente funcionar automaticamente e sugerir fotos, gilfs e vídeos.

E por fim, a busca. O Google Photos entende os álbuns, as pessoas, os lugares, as coisas, as montagens, logo você pode encontrar tudo através da busca. Não preciso ir em Álbuns, depois em Pessoas e depois em Bruna para ver minhas fotos, posso simplesmente digitar Bruna Diniz na busca e o sistema trás todas as fotos que eu estiver tagueada, ou ir além e digitar Bruna Diniz New York e ele trás todas as fotos que eu estou em New York. Não é a coisa mais linda?

Fazendo o backup no Google Photos

O backup das fotos de smartphone e tablet é sem segredo: instala o aplicativo e o backup é automático – pessoal do Android sofre um pouco mais, é preciso entrar em backup para o aplicativo iniciar. Já no seu computador, depois de baixar e instalar o aplicativo, ele vai pedir para você selecionar uma ou mais pastas de onde gostaria de sincronizar as fotos – usuários do Photos da Apple, o Google Photos entende essa galeria e consegue importar tudinho direto de lá. Ou seja, tem foto nova? Ela vai direto pro Google Photos.

Devices: celulares e tablets

Uma função simpática do aplicativo no celular e tablet é o Free Space. É a opção que exclui todas as fotos do seu celular ou tablet, de forma que você ganhe mais espaço no seu device. Só tenha certeza de que todas as fotos já foram enviadas pra nuvem antes, ok?

E um detalhe que é bem importante ressaltar é a sincronização. Você pode configurar o Google Photos nos seus devices para que ele só sincronize as fotos e os vídeos quando estiver em uma conexão Wi-Fi, assim ele não consome seu plano de dados – mas atenção, essa opção não vem selecionada por padrão, é preciso entrar na área de configurações. :)

✓ publicado em 22 de junho de 2016 por Bruna Diniz