Arrumando a casa do home office

Você é daqueles que precisa estar com a casa arrumada para começar seu dia no home office? Ou daqueles que quando está sem inspiração começa a aspirar toda a casa? Ou é daqueles que fica de saco cheio e sai querendo arrumar tudo e acaba deixando mais bagunça e não fazendo suas tarefas?

Eu sei como é, acredite. Até para quem não curte lavar a louça, essa parece ser uma tarefa melhor do que a bucha que tem que resolver por email. Quem está começando com home office tende a ter esses problemas mais frequentemente, depois a gente se adapta – ou não?

Identifique o que te incomoda

Se você gosta de deixar tudo arrumadinho 100% do tempo, essa tarefa é mais difícil para você. Digo por experiência própria. E vou dizer mais: 100% é muita coisa.

Antes de mais nada, identifique o que te incomoda em casa. É a louça suja na pia? Ou é a louça escorrendo pós-lavada? Ou são os pelos do gato/cachorro no chão? Ou é a roupa que precisa lavar? Liste tudo que te incomoda, mesmo que não seja uma única coisa.

Defina quanto e quando

Agora que você já sabe o que te incomoda, defina quantas vezes na semana cada tarefa precisa ser feita e depois quando precisa ser realizada. Se for lavar a roupa, quantas vezes na semana é preciso? Duas? E quando você precisa lavar a roupa? De segunda e quinta? Se for lavar a louça, já é uma tarefa mais presente, então lave toda a louça assim que terminar de usar e, se for a louça escorrendo, já seque e guarde.

O que eu quero dizer é que você pode separar as tarefas da casa por dias, inclusive tarefas como trocar o lixo e passar pano na casa. Defina um dia, ou mais, para cada tarefa e defina de quanto em quanto tempo você precisa executar.

Escolha um horário e do it!

Escolha um horário para fazer as atividades de casa. Se você é daqueles que prefere fazer tudo antes de sentar e ficar tranquilo o resto do dia para o seu trabalho, então, obviamente, faça antes de iniciar sua jornada de trabalho.

Mas se você não se importa tanto a ponto de tirar totalmente seu foco, aproveite seu horário menos produtivo do dia para realizar essas tarefas. Se você é mais produtivo à tarde, arrume a casa na parte da manhã e vice-versa.

Adicione as tarefas em sua rotina, de forma que fique no piloto automático, assim você não passará um dia loucamente limpando a casa.

Adicione as atividades de casa em sua lista de tarefas

É isso mesmo. Adiciona lá na sua lista de tarefas que você precisa trocar o lixo do banheiro, que hoje é dia de colocar a roupa pra lavar e amanhã você precisa aspirar a casa.

Não tô ficando maluca, não. São tarefas que precisam ser feitas, correto? E são tarefas que provavelmente te tiram da cadeira quando você não tá afim de resolver um problema, então dê fim nelas de uma vez.

No meu Todoist tenho todas as minhas tarefas de trabalho, mas também tenho tarefas de casa. Se hoje é dia de trocar a areia das gatinhas, então estará listado como qualquer outra tarefa. Na evolução das minhas tarefas com o Todoist cito projetos como pessoal, casa e meow – e vou te dizer que é uma mão na roda.

Bola pra frente

Feito tudo isso, ignore o que não está previsto para hoje. Se você já colocou a roupa para lavar, não fique procurando no armário mais peças. Se você já lavou a louça, não invente de querer verificar se tem alguma coisa na geladeira que precisa jogar fora e, consequentemente, lavar a louça.

Sua casa não estará 100% limpa nem se você passar o tempo todo limpando ela, afinal, enquanto você limpa o pó está caindo no resto da casa. Então foca no seu trabalho. Trabalhar de casa tem sim seus obstáculos, mas cabe a nós fazer da nossa casa um bom escritório. :)

🖤 Elemento utilizado na imagem destaque é do Flaticon. :)

✓ publicado em 17 de novembro de 2015 por Bruna Diniz