Anote aí!

Aposto que você tem muitas ideias durante um dia e se não fizermos nada em relação a elas, a tendência é se perderem nesse emaranhado de ideias que chamamos de memória. Digo, inclusive, por experiência própria. Às vezes temos aquela ideia genial bem quando estamos quase dormindo e pensamos: amanhã eu anoto. Sabe o que acontece? Amanhã já não lembramos mais. O segredo é anote agora.

Já aconteceu de eu precisar de um parágrafo de efeito para uma apresentação e nada de eu conseguir desenvolver. Quando estava naquele sono leve, quase capotando de vez, me veio a frase completa. Não deixei pro dia seguinte. Peguei o celular e anotei. No dia seguinte eu nem me lembrava até precisar da frase. Claro que tive de traduzir os erros de digitação, mas estava tudo lá. Pronto e lindo.

Então sim, acredito que você precisa anotar tudo o que vem na sua cabeça que seja relevante para você. Não deixe pra depois. Afinal, quanto tempo essa anotação irá tomar de você? Um minuto? Dois? Cinco? Não perca a oportunidade, anote.

O tipo clássico do papel

image

Imagem: Aqua Notes

Você gosta mesmo é de papel e caneta/lápis? Então os tenha à mão. Coloque cadernos e canetas em pontos estratégicos que façam sentido para você. Pode ser na sua cabeceira de cama, na sua mesa de trabalho em casa, na sua mesa do escritório, no banheiro – Por que não? Tem bloco de anotação a prova d’água para colocar dentro do box do chuveiro – na cozinha, na mochila, na bolsa, no bolso da calça. Pode ser em todos esses lugares ao mesmo tempo. Veja, não importa que anote em vários lugares, o importante é anotar. Você pode criar rotina para ler todos os cadernos e passar as anotações para um único lugar uma vez ao mês, o que não pode é perder suas ideias, tarefas e vontades porque se lembrou em um dia e no outro não.

O diferentão dos aplicativos

Então você é do tipo digital? Sem problemas, tenha aplicativos para anotações. Você prefere escrever longos textos? Talvez o Notas, o Docs (Google Drive) ou o Word (Microsoft) te ajude. Você precisa lembrar certas coisas para fazer? O Todoist ou o Wunderlist podem ser boas opções para anotar ideias em forma de tarefas. Ainda tem a opção de escrever um email para você mesmo.

Eu sou um mix desses dois. Adoro canetas e cadernos – e tenho dó de usar depois -, então tenho sim um caderno na cabeceira da cama, um na bolsa e outro na mesa. Mas também sou a louca do digital, logo a maioria das coisas acabo anotando no Todoist. Anotações rápidas acabo deixando no próprio inbox do Todoist e depois vejo o que faço com aquela informação. A prioridade no momento não é categoria, é não perder aquela ideia. Não perder aquela lembrança. Não perder nada.

🖤 Elemento utilizado na imagem destaque é do Flaticon. :)

✓ publicado em 03 de março de 2016 por Bruna Diniz