A Grande Magia, para uma vida cheia de criatividade

image

Criatividade. O que é criatividade para você? Vejo por aí pessoas dizendo que são criativos por saberem pintar uma tela, costurar ursos de pelúcia, fazer arranjo de flores e todas essas coisas visualmente bonitas e manuais. De fato, tudo isso é criatividade e ser criativo. Mas criatividade é só isso? Só se é criativo quando se faz arte?

Eu sou bem avessa a esse conceito. Acho sim que um artista plástico, um escritor e um músico são criativos. Assim como acho que um desenvolvedor de aplicativos, um terapeuta ou um empreendedor também são criativos.

criatividadesubstantivo feminino 1. qualidade ou característica de quem ou do que é criativo. 2. inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.

Você é criativo quando você cria. E você cria quando tem criatividade. Você pode criar qualquer coisa, desde uma pintura até uma empresa. Você pode ser criativo se for de exatas – afinal, por que não? Esse coisa de você é de exatas e pensa com um lado do cérebro e o outro é de humanas e pensa com o outro – gente, como assim? Você tem um cérebro todo e usa só metade? Que desperdício! Demorou para começar a usar os dois lados.

A Grande Magia, sua vida criativa sem medo por Elizabeth Gilbert

Elizabeth Gilbert conta em seu livro A Grande Magia como devemos usar toda e qualquer criatividade que estiver dentro de nós. Ela te mostra de várias maneiras que a criatividade está ali e basta você se abrir e criar.

A maioria dos exemplos da Elizabeth são voltados para escritores, que é o exemplo mais vivo dela – ela mesma. Mas é visível como você pode aplicar tudo isso em qualquer coisa que queira criar e em qualquer coisa que queira inovar.

Ela também aborda temas como coragem, atividades em estado de fluxo (flow) – que é quando fazemos algo tão facilmente que nem sabemos de onde veio, originalidade e autenticidade, bloqueio criativo, perfeccionismo, descanso da mente, estar em movimento e tantas outras coisas que só mergulhando nesse livro para você entender o que quero dizer.

É uma leitura leve e cheia de exemplos e temas para te mostrar que criatividade não é exclusividade de alguns. Recomendo para os artistas, para quem é de humanas e quem é de exatas, para quem acha que criativo não é pra si, para quem se acha muito criativo, pra todo mundo.

Coragem significa fazer algo que nos causa medo – Elizabeth Gilbert

A criatividade está aí pra ser usada e criarmos cada vez mais. Não importa qual é a sua área, crie, crie e crie mais uma vez. Crie sempre e crie qualquer coisa. Crie uma receita nova misturando todos os ingredientes da geladeira, escreva um texto pra colocar pra fora tudo o que te incomoda e poste no Medium (já tá me seguindo lá, né? ), desenvolva um aplicativo novo, faça uma nova fanpage, tire novas fotos, monte uma nova empresa. Fique em movimento, crie sempre e alimente sua alma de criatividade, seu criativo!

✓ publicado em 06 de junho de 2016 por Bruna Diniz