7 dicas para driblar o monstro do home office

Quando trabalhamos em escritório, tudo o que queremos é trabalhar de casa. E quando trabalhamos de casa… Bom, nem sempre queremos trabalhar no escritório, mas muitas vezes não entendemos porque as coisas não saem como era no escritório.

Se você trabalha em um escritório para uma empresa que não seja a sua, a resposta é simples: alguém paga para você fazer um conjunto de tarefas com prazos e metas que devem ser cumpridas. As coisas fluem porque tem um se não. Se não fizer, irão te chamar a atenção. Se não fizer, irão passar o caso para o supervisor, chefe ou seja lá quem for o responsável. Se não fizer, irão achar quem o faça e talvez por menos do que você recebia.

Se você trabalha no escritório da sua empresa, a resposta também é simples: se você não fizer e colocar ordem na casa, a empresa desanda.

Agora se você trabalha em casa e por conta própria, as coisas são diferentes. Quem estipula as tarefas e prazos é você. Quem estipula suas metas é você. E se você não fizer, quem irá te chamar a atenção é, ninguém mais e ninguém menos, que você. É tudo mais leve e flexível, não é? Depende do ponto de vista. De fato trabalhar por conta é mais tranquilo, mas você precisa manter seu trabalho em dia.

Na teoria o home office parece lindo, na prática as coisas são diferentes. No começo tudo é difícil. É difícil sair da cama cedo, é difícil ter uma rotina, é difícil trabalhar ao invés de fazer qualquer outra coisa que goste ou até arrumar a casa. É cultural, mas se encararmos que nossa casa agora é, também, nosso escritório, tende a ser mais simples.

Eu tenho 7 dicas e espero que ao menos uma delas te ajude. :)

1. Limites

image

Coloque limites em você. Você precisa entender que sua casa já não é mais só para colocar os pés pra cima. Depois coloque limites nas pessoas ao seu redor, porque elas tendem a entender que você está a descanso ou que seu trabalho pode ser feito depois.

2. Estipule dias e horas para o seu trabalho

image

Você sempre sonhou em trabalhar em casa porque dessa maneira você não teria que levantar às 5h e seguir aquela rotina chata. Sem problemas, se você quer um trabalho flexível, seja flexível, mas estipule os dias. Se sua demanda consegue ser feita em três dias, então estipule que você irá trabalhar de segunda, terça e quarta e a partir de quinta você está de folga. Se você é uma pessoa matutina, levante cedo e trabalhe de segunda a sexta até às 15h. O importante é você ter dias e horas para trabalhar, assim você encara sua casa como um escritório naquele dia e hora e, de quebra, não se embanana todo com sua demanda que pode vir a sobrar para o final de semana.

3. Tchau preguiça, tchau sujeira

image

E você que deixou de trabalhar de terno agora quer trabalhar de pijama? Não senhor. Levante, arranque esse pijama cheirando a sono, tome seu banho, vista uma roupa adequada o suficiente para sair de casa – e não aquela que você usa para ir comprar pão e, se for mulher, passe a maquiagem – pode ser a básica, mas passe. Ou seja: empodere-se da melhor maneira. Se arrumar para trabalhar em casa pode soar ridículo, mas realmente faz uma diferença no seu dia, principalmente quando você está no começo e precisa entender que está trabalhando de casa.

4. Um espaço pra chamar de seu

image

Sem essa de cobertor no sofá com o notebook, principalmente se você está começando agora nessa coisa de home office. Tenha uma mesa só para o seu trabalho. Você usa impressora, telefone e grampeador? Deixe tudo nessa mesa e de fácil acesso. Não deixe os post-its guardados em uma gaveta no outro cômodo se você usa ele todos os dias. Não dê brecha para perder o foco.

5. Tenha pausas

image

Pare para almoçar. Pare para tomar o café da tarde. E, se for preciso, pare para jantar. São horários que nossa mente precisa respirar outros ares. Faça seu almoço e aproveite para ver o episódio novo do seu seriado preferido. Saia para tomar um cafezinho na padaria do lado de casa, assim você pode ver gente. Mas faça pausas e dê tempo para suas refeições.

6. Faça o que tem que ser feito

image

Não enrole e não se enrole, porque ninguém vai chamar sua atenção se você ficou o dia todo assistindo vídeo no Youtube. Se programe, se alinhe com suas tarefas e metas, se policie. Faça o que tem que ser feito o quanto antes, assim você ganha o resto do dia e, quem sabe, não dá um pulinho no cinema. Empurrar as tarefas com a barriga é fácil, mas não é melhor não ter tarefas para empurrar?

7. Força de vontade

image

Porque sem ela você vai acabar voltando para o escritório de alguém. Acredite no que você faz, não tem ninguém melhor no mundo para fazer essa tarefa do que você. Se você acredita no seu trabalho e no seu potencial, você tira de letra do passo 1 ao 6 e com o tempo trabalhar em casa já não será tão difícil assim.

Home office tem tudo para ser um ótimo caminho, desde que você saiba implementar ao seu favor. Não precisa ser rígido como trabalhar em um banco, ou uma loucura como trabalhar em uma agência de publicidade. Pode ser do seu jeito, desde que tenha retorno positivo. :)

🖤 Elemento utilizado na imagem destaque é do Flaticon. :)

✓ publicado em 17 de setembro de 2015 por Bruna Diniz