5 dicas para você focar no trabalho

Vejo muitas pessoas atrás de como focar no trabalho. Não só quem trabalha de casa ou remoto, mas quem está no escritório, seja sozinho ou com aquela equipe enorme. Foco vem de dentro, mas de dentro também vem os problemas do trabalho, os problemas pessoais, a fome, o interesse em outras coisas, a vontade de estar lendo um livro no parque ao invés de ter que resolver aquela bucha. Não, esse não é um impasse exclusivo seu, é da maioria.

Eu sou uma pessoa workalover e fico feliz quando estou trabalhando, mas porque eu faço o que gosto. Quando tenho de fazer coisas que não gosto ou não estou tão a fim naquele momento, meu foco vai embora e eu só consigo pensar no que vou fazer no final de semana.

A falta do foco atrapalha quem está no escritório, sem dúvidas. Mas para quem trabalha em casa ou remoto, foco pode ser a ponta do iceberg. Em casa você não tem quem te pressione e se você perder o foco e não fizer hoje, você pode virar a noite ou fazer amanhã. Embora não seja saudável, acabamos fazendo e nos enrolando depois.

Quando preciso de foco para terminar o que me propus a fazer, tem algumas coisas que me ajudam a focar não só minha mente, como minha energia naquela tarefa. Separei cinco para vocês. :)

1. Músicas para os meus, os seus e os nossos ouvidos

image

Eu trabalhei em agência de grande movimento, eram muitas pessoas falando ao mesmo tempo. Então é muito comum a equipe de produção colocar seus fones e se isolar do mundo. Mas eu tenho um problema com essa simples solução. Eu gosto da música pra me deixar feliz, para eu acompanhar ela, e não para ela ficar apenas de background. Muitas vezes eu coloquei o fone e simplesmente esqueci de ligar a música ou pausava e acabava ficando assim pelo resto do dia. Eu não sei você, mas de certa forma, a música me atrapalha quando preciso realmente me concentrar.

Uma solução que encontrei foram músicas apenas instrumentais. Elas ficam ali te isolando do mundo, sem que você fique cantando ou passando a música pra frente porque hoje não está no ânimo daquela faixa do CD.

Rainy Mood

Esse é meu companheiro de anos. Adoro ouvir a chuva para trabalhar. Hoje o Rainy Mood, além do clássico som de chuva, tem a música do dia para misturar com o barulho de chuva e APP para iOS e Android. É uma das opções de foco que mais gosto, vale a tentativa.

Defonic

Com o Defonic você consegue construir o som que te faz focar melhor. Através dos ícones você escolhe se você quer o som de praia e de mar juntos, se você prefere o som da noite com a chuva ou o som de uma cafeteria com trovões. Você pode escolher um som isolado, como som do campo, ou você pode misturar mais de dois sons e fazer a combinação que mais agradar. O Defonic também tem APP mobile, apenas para Android.

Spotify

Eu sei, eu sei, tem muitas músicas no Spotify. Mas estamos falando de foco, minha gente, então vamos focar. No menu Navegar tem a aba Gêneros e Momentos, e lá você encontra algumas opções como para relaxar, para dormir e foco. São vários tipos de música para foco: indie, pop, rock, folk, jazz. Mas também tem aquelas mais instrumentais que estão em playlists como o perfect concentration, deep focus e focus now.

Pluvior

UPDATE: Pluvior é uma ótima indicação de um leitor. :) É som de chuva, assim como o Rainy Mood, com opções entre dia, noite, com ou sem trovões, com ou sem outros barulhos, como o de café. E, de quebra, você ainda pode adicionar um som bem bacaninha que é disponibilizado no final da página.

2. Redes anti-sociais

image

Confesso que não sou uma pessoa muito fã das redes sociais. Passo mais tempo no Facebook depois que criei a página do blog, mas antes eu raramente acessava – sério. Mas, assim como acontece com todo mundo, as redes sociais também me atrapalham. Se você é daqueles que as redes sociais te consomem, seja Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer outra, seja forte. Feche a aba. Tire as notificações do seu celular. Se tiver APP no computador para monitorar, como o TweetDeck, feche eles também.

Acredite, se você ver um único alerta, por menos interessante que ele seja, ele vai tirar a sua concentração e seu foco vai por ralo a baixo.

3. Navegadores e e-mails

image

Não importa se você usa o Chrome, o Firefox, o Safari, o falecido Internet Explorer ou sua nova versão Edge, o que importa é que todos eles são a porta da perdição. Feche todas as abas que você não irá usar. Se sua tarefa não tem relação nenhuma com o e-mail, também feche a aba do seu e-mail – e isso também vale para quem usa APP para e-mail como Outlook e Mail, o mesmo para as notificações de e-mails no seu celular.

Se em algum momento da sua tarefa você precisar fazer uma pesquisa, considere se essa pesquisa pode ser feita no final da tarefa, assim se você perder o seu foco na busca, boa parte da sua atividade já foi feita.

4. Mensagens não tão instantâneas

image

Whatsapp, Messenger do Facebook, Hangout do Google ou o aposentado SMS também vão te atrapalhar. Desabilite as notificações dos que são menos importantes. Vire seu celular com a tela pra baixo – é para não ver nada, mesmo.

5. Telefone

image

E você acha que ele não te atrapalha? Há, muito enganado. Se você estiver em um escritório ou trabalhar em conjunto, peça para que alguém atenda o telefone no seu lugar e se a ligação for para você, peça que anote o recado com o número para que retorne – mas veja, avise isso antes, para a pessoa não te incomodar perguntando o que deve fazer com a ligação. Se você trabalha sozinho e tiver telefone fixo, deixe em um ambiente diferente do seu para não ouvir o som. E deixe o seu celular no modo silencioso.

6. Bônus para focar :)

image

Use tela cheia e tire a barra de tarefas com o relógio. Você sempre tá de olho no relógio, mesmo que inconsciente. Deixe apenas a tela que você precisa trabalhar aberta e em tela cheia, de forma que você só veja essa janela e nada mais.

Quando terminar suas tarefas, você volta a conferir suas redes sociais, suas mensagens e os telefonemas recebidos. E vou te dizer: nada vai explodir nesse meio tempo que não atendeu a todos os chamados. As pessoas estão acostumadas a serem respondidas na mesma hora e é um círculo vicioso. Acalme-se e desacelere. Com o tempo as pessoas que te rodeiam vão entender que em alguns momentos você não pode responder, assim como um dia você teve aquela mensagem, que julgou importante e nem era tanto assim, respondida só no dia seguinte.

E para você que faz mobile office, não pense que é diferente só porque está fora do seu ambiente normal. Sabe aquele bolo de cenoura com chocolate no balcão? Ele é bem atraente. Sabe aquela conversa da mesa ao lado? Ela também é atraente. Sabe tudo isso que disse acima? Pois é, eles também são uma perdição. Foco é muito importante para quem está trabalhando remoto, porque se você não cumpre o que se propôs a fazer naquele dia, você apenas gastou seu dinheiro para ficar navegando nas redes sociais.

🖤 Elemento utilizado na imagem destaque é do Freepik. :)

✓ publicado em 20 de agosto de 2015 por Bruna Diniz